Club de
Palmital

Clube inicia programa de alfabetização de adultos

Postado em: 10 de Abril de 2018

Começou esta semana nas dependências da empresa Planet Limp Serviços de Limpeza, o programa de alfabetização de adultos, promovido pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. “Um programa que transforma a vida das pessoas na essência, na prática e na qualidade de vida”, disse emocionada a presidente do clube rotário mariliense, a advogada Angela Cecília Giovanetti Teixeira, que sempre esteve envolvida com este programa rotário em Marília. “Esta é a primeira vez que envolvemos o setor privado”, recordou. “Das outras vezes eram salas de alfabetização nos bairros periféricos da cidade”, comparou a dirigente ao iniciar o programa nesta gestão do clube rotário.

Observando a necessidade de oferecer os princípios básicos da alfabetização para um grupo de 40 mulheres, a direção da empresa procurou o Rotary Club de Marília-Pioneiro para desenvolver este programa, em virtude de outras salas terem sido organizadas pelo clube rotário mariliense. “Soube que o clube desenvolvia esta ação e imaginei ser possível criar uma sala na empresa”, disse a empresária Mayra Di Manno, que ao tomar iniciativa passou a conhecer melhor a organização mundial e foi admitida como associada, por consequência do envolvimento dela com os programas do Rotary International. “Minha mãe é rotariana, e quando entendi o trabalho rotário e o poder de articulação, fiquei mais admirada ainda”, reconheceu a empresária que trabalhou para a formação da sala de alfabetização na própria empresa.

Com o trabalho dos parceiros, um professor da Unesp de Marília fará as orientações pedagógicas a grupos de 15 mulheres, três vezes na semana. A empresa cedeu um local apropriado, enquanto que os rotarianos cuidarão da estrutura e a universidade pela instrução. “Criamos um calendário em que nas aulas sempre terão a presença de um rotariano para oferecer suporte ao grupo”, explicou Angela Cecília Giovanetti Teixeira que já promoveu outras salas de alfabetização em centros comunitários e escolas da periferia de Marília. “Também sempre fui apaixonada por este programa e quando é possível e havendo o interesse criamos as condições favoráveis”, falou a advogada rotariana.

As três turmas criadas foram divididas entre as mulheres da empresa, de acordo com a idade, dias de trabalho e nível de instrução. “Não é difícil iniciar as salas. Difícil é mantê-las”, comentou Angela Cecília Giovanetti Teixeira ao lembrar do elevado número de desistências por diversos fatores. “Os serviços domésticos, o cuidar da família, a interferência do marido e o trabalho fora de casa são complicadores para a conclusão do curso destas pessoas carentes”, comentou a presidente do RC de Marília-Pioneiro ao acreditar que, havendo o apoio da empresa é bem provável que a grande maioria aproveitará a oportunidade. “Será a nossa primeira experiência com o setor privado e isso pode ser extensivo a outras empresas interessadas”, comentou a dirigente ao agradecer a empresa pela preocupação em zelar pelas funcionárias. “É emocionante verificar o quanto isso transforma a vida das pessoas para melhor”, disse animada.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Reuniões Quartas-Feiras | 20:00
Rua Professor Mário Correia de Lima,305